terça-feira, 8 de novembro de 2011

BULLYING

Texto: Bullying

A palavra Bully em inglês provém do significado de valentão. Esse termo têm sido divulgado de forma demasiada por diversas fontes de mídia. Mas afinal, o que isso significa? Será que meus filhos, netos, amigos ou até mesmo eu, vivencio por situações ligadas ao tal do bullying?

Esse termo descreve uma violência física, moral, verbal ou psicológica. A forma pode ser, aleatória ou repetitiva por um indivíduo ou um grupo e que cause à vitma constrangimento, dor, tristeza e/ou angústia. Há uma condição de poder de um indivíduo sobre o outro, para que reforçe a condição de rebaixamento e intimidação. A vítima é forçada ao isolamento social. Esse isolamento acontece nas seguintes instâncias: Comentários maldosos, recusa para se socializar com a vítima,intimidação dos outros que queiram se socializar com a pessoa e ridicalarizam aspectos socialmente significativos. Está correlacionado e sendo reforçado na mídia principalmente em ambientes escolares, mas pode acontecer em qualquer lugar aonde as pessoas interajam.

As pesquisas indicam que esse tipo de agressor possui personalidade autoritária com influência pelo desejo de mandar, dominar e controlar. Esse perfil costuma ser hostil intolerante e utilizar da força para resolver os problemas pessoais e impessoais como forma de estabelecer domínio no outro. Muitas vezes, esses agressores já foram vítimas por maus-tratos, de violência, abandono e descaso. De acordo com esse histórico a probabilidade de repetirem esse comportamento cresce e avança estatisticamente.

Segue alguns exemplos que os “Bullies” utilizam contra a vítima: insultos, acusação, menosprezo, agressão física, nomeiam com apelidos negativos, danificam objetos pessoais, difamação, injúria, calúnia, forçam a vítima fazer o que ela não quer, deprecia com palavras a família da pessoa, isolam, chantageiam, agem com preconceito e fazem com que a vítima sinta-se injustiçada e envergonhada.

Para identificar se a pessoa está sendo alvo desse comportamento é possível fazer algumas análises: enurese noturna, insônia, instabilidade emocional, choro freqüente, resistência ou aversão para freqüentar o local, problemas estomacais, dores, marcas de ferimento, transtornos alimentares, isolamento social, poucos amigos, tentativa de suicídio, irritabilidade, agressividade, ansiedade, medo, depressão, mau rendimento e auto-agressão.

É muito importante que exista uma forma solidária de apoio, comunicação e observação daqueles que estão inseridos na rotina dessa vítima; como por exemplo: pais, professores, avós, amigos, psicólogos, irmãos, parentes, etc...para a pessoa que está nesta condição, muitas vezes são resguardadas as emoções e contidas as angústias e revoltas dentro de si. Principalmente por ser um momento difícil e de grande constrangimento pessoal, por tanto é de extrema importancia uma relação onde a pessoa sinta confiança e acolhimento. Junto a esse apoio, uma equipe multidiscilplinar pode auxiliar com atendimento especializado para o fortalecimento e compreensão das questões envolvidas.

0 comentários:

Postar um comentário